Ceia de Natal completa: pratos para agradar a todos, da farofa à sobremesa

Ceia de Natal completa: pratos para agradar a todos, da farofa à sobremesa
Notas da Cozinha – Natal

Notas da Cozinha – Natal

Mesa com receitas de Natal (Heitor Feitosa/VEJA.com)

Agradar a todos gostos na ceia de Natal é uma missão difícil. Além das preferências individuais, há pessoas com restrições alimentares, seja a glúten, lactose ou a alimentos de origem animal.

Mas com um pouco de criatividade é possível preparar pratos que façam com que todos se sintam prestigiados.

VEJA preparou dez receitas para quem vai receber convidados em casa ou para os que vão passar as festas na casa de amigos ou familiares e não querem chegar de mãos vazias.

Algumas são bem simples e garantia de sucesso, como a farofa de banana-passa e castanha-do-pará, que fica pronta em poucos minutos.

O strudel de cogumelos e queijo de cabra é uma boa opção de entrada mas que também faz as vezes de prato principal para os convidados vegetarianos — para eles, o arroz com lentilhas e alho-poró também é uma sugestão.

O peru, o bacalhau e o tender não podem ficar de fora da mesa natalina e ganharam versões para deixá-los suculentos e com um sabor especial.

Para manter a tradição na hora da sobremesa, a famosa rabanada dá lugar ao bostock, uma versão mais chique, feita com brioche e amêndoas e que vai ao forno ao invés de ser frita.

E como quase todo mundo tem o mesmo problema no dia 25 de dezembro, há também um curry para ser feito com as sobras do peru. Além de ser preparado em uma única panela, é saboroso e usa todas as partes que sobram da ave.

Para acompanhar, uma deliciosa sangria, feita com vinho rosé e Aperol.

Bom apetite!

1. Tender glaceado com xarope de bordo e mostarda

Uma das principais estrelas da ceia de Natal, ele é ideal para os cozinheiros iniciantes, pois já vem pré-cozido e seu preparo é bastante fácil. O truque é deixá-lo marinando antes de ir ao forno e depois usar uma calda adocicada para realçar seu sabor.

2. Strudel de cogumelos e queijo de cabra e salada de folhas

Este strudel salgado é fácil de fazer e pode ser recheado com qualquer tipo de cogumelo. Mas não se assuste: a massa é encontrada pronta na seção de congelados dos supermercados. Servido sobre uma cama de folhas variadas, que faz as vezes de salada, é ótimo para os convidados que não comem carne.

3. Farofa com banana-passa e castanha-do-pará

Acompanhamento obrigatório em qualquer ceia, a farofa ganha um toque ainda mais brasileiro nesta receita. A cúrcuma, usada para dar um tom mais amarelado ao prato, também traz vários benefícios à saúde, graças às propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e digestivas.

4. Joulutorttu, o biscoito de estrelinha da Finlândia

Este biscoito que lembra o formato de um cata-vento é sinônimo de Natal para os finlandeses. Geralmente feitos com massa folhada, nesta receita eles ganham uma versão mais leve, com uma mistura à base de manteiga e cream cheese, que pode ser recheada com qualquer tipo de geleia — ou até com goiabada para um toque mais brasileiro.

5. Peru recheado com farofa de bacon e calabresa

Grande astro da ceia, o peru ganha recheio de farofa com bacon e linguiça calabresa para contrastar com seu sabor delicado. Para um toque ainda mais especial, a ave ganha o acompanhamento de um molho jus — feito com as aparas ou os miúdos, além dos líquidos que sobraram de seu cozimento.

6. Bacalhau com natas e batatas

Nesta receita adaptada da original portuguesa, as natas são trocadas pelo creme de leite fresco, que confere leveza e mantém o peixe suculento mesmo depois de ir ao forno. As batatas cozidas ganham os sabores do refogado de bacalhau e do molho branco e transformam o prato numa opção para os que não comem aves ou carne de porco.

7. Bostock

Alternativa para inovar na ceia sem deixar totalmente de lado a tradicional rabanada, o bostock tem no brioche seu principal ingrediente. Outra característica desta sobremesa é o uso das amêndoas, tanto no delicioso creme frangipane quanto para decorar e dar crocância às fatias.

8. Arroz com lentilhas e alho-poró

O arroz branco tradicional ganha a companhia da lentilha e do alho-poró nesta versão festiva, que é uma boa alternativa para agradar aos convidados vegetarianos e veganos. A laranja confere uma dose de doçura e acidez na medida certa, e a castanha-do-pará traz uma crocância inesperada ao prato.

9. Curry com sobras de peru

Esta receita é ótima para transformar as sobras do peru em um prato completamente novo e surpreendente. Fácil de fazer, o curry é preparado em uma única panela, o que é perfeito depois do preparo de uma ceia de Natal. No dia a dia, esta receita também pode ser feita com sobras de frango.

10. Sangria de vinho rosé e Aperol

Esta bebida leve, refrescante e frutada é o acompanhamento ideal para a ceia de Natal. O Aperol, bebida italiana da moda, além de conferir ao drinque uma cor laranja especial, também ajuda a quebrar o adocicado do vinho e da calda de açúcar. Drinque gostoso para várias ocasiões, é fácil e rápido de preparar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.